Por que compartilhamos conteúdo na web?

Preferências e comportamento dos consumidores de Jogos Sociais
6 de April de 2015
Novidades na Demografia das Diferentes Mídias Sociais
6 de April de 2015
Show all

Compartilhar informações e conteúdo de forma rápida e fácil, através dos contatos, é uma das características mais importantes no comportamento dos usuários das mídias sociais. Compartilhamento de conteúdo é um dos pilares da web Social, e é extremamente importante para o Marketing digital.

Hoje quase todas as ferramentas da Internet e aplicativos oferecem diversas opções para que o conteúdo seja compartilhado de todas as formas.

Mas, Por que compartilhar? Quais são as motivações para compartilhar conteúdo na web?

O New York Times publicou um estudo baseado nessas perguntas,  A Psicologia de Compartilhamento: Por que as pessoas compartilham?. Atraves desse estudo são classificados sete tipos de perfis de pessoas que compartilham conteúdo na internet.

46bcd338590d6f4addd28a6155c85dfb

São eles:

1.    Os Altruístas

Os altruístas compartilham conteúdo partindo do desejo de ajudar e com o objetivo de serem vistos como uma fonte confiável de informação em diferentes redes.

2. O Professional (carreiristas):

Os profissionais são bem educados e buscam ganhar reputação e valor em suas redes. Eles preferem o conteúdo que seja mais sério e profissional.

3. Os Hipsters:

Os caras são os usuários mais jovens, que sempre viveram na “era da informação”. Eles usam Twitter e Facebook para compartilhar conteúdo e criatividade. Compartilham conteúdo para construir a sua identidade on-line usando suas ferramentas favoritas: Twitter, Facebook.

4. Os Bumerangues:

Os bumerangues estão procurando validação e prosperação na reação dos outros ao seu conteúdo, mesmo quando a resposta é negativa. Suas ferramentas favorita são: Facebook, e-mail, Twitter e blogs onde as pessoas deixam uma resposta.

 5. Os Conectores:

Os conectores fazer compartilhamento de conteúdo como um meio de se manterem em contato com os outros. Eles são mais relaxados em seus padrões de compartilhamento, ferramentas favoritas: Facebook, e-mail.

6. O Seletivo:

Os seletivos são mais reflexivos no que eles compartilham e com quem fazem isso. Personalizam e esperam respostas para a sua ferramenta favorita de conteúdo: Email

7 . O Trendsetter:

Os formadores de opinião são líderes de opinião, tentam ficar atualizados com notícias importantes e tendências em seu setor, compartilham de forma rápida e agressivamente. Essas pessoas são tipicamente vistas como especialistas (ou aspiram a ser visto como tal). Ferramentas preferidas: Twitter, Facebook e LinkedIn.

De qualquer maneira, o estudo levanta várias questões interessantes e fornece insights importantes sobre esta atividade, todos nós queremos e em muitos casos, a atingir um público.